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O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, de adolescente à terceira idade, de grávidas a sedentárias. São pouquíssimas as restrições, no entanto, restrições aos movimentos do pilates estão diretamente ligadas ao quadro patológico que o indivíduo apresenta, sendo restritas para alguns movimentos e não para o método em sim, pois o pilates respeita o limite de cada um. Sendo assim, para cada público específico são adaptados exercícios de acordo com suas necessidades.

• Programa Nova Qualidade de vida
Músculos firmes, fortes e alongados, postura adequada, articulações mais saudáveis, melhor capacidade respiratória, maior tolerância ao estresse, visando melhorar a flexibilidade, consciência corporal e força, resultando em harmonia e equilíbrio corporal. Todos esses fatores contribuem paras que o Pilates seja um importante aliado da qualidade de vida do indivíduo.

• Programa Nova Dança
Dança é a arte de movimentar o corpo em um certo ritmo , ou seja, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Pra um bom desempenho, é necessário um desenvolvimento da flexibilidade, uma musculatura fortalecida, além do controle e precisão dos movimentos, qualidades físicas que alcançamos com a prática do Pilates.

• Programa Nova Gestante
Os exercícios são adaptados a cada etapa da gestação, onde é dado ênfase a manutenção da melhor postura em virtude da gravidez e do aumento do peso, o fortalecimento do assoalho pélvico e preparação para o parto e o pós parto, visando diminuir as dores lombares e o aumento dos desequilíbrios posturais.

• Programa Nova Atletas
Muitos atletas buscam no treinamento de pilates o aprimoramento de suas habilidades motoras. Porém o aspecto mais significativo é o fortalecimento articular proporcionado pela técnica que previne a incidência de lesões articulares comuns aos atletas de alto rendimento. Outros fatores podem ser trabalhados buscando proporcionar ao atleta um melhor equilíbrio, coordenação e alinhamento postural. Com isso o atleta adquire uma maior consciência corporal e conseqüentemente um equilíbrio mente/corpo, refletindo diretamente na qualidade dos movimentos executados no esporte, por isso o Pilates é indicado por muitos médicos atualmente.

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M: 20 | D: 10 | A: 75 | S: