Por que beber mais água?
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Nós sempre ouvimos que devemos beber mais água, mas você sabe por que?  Ela é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem da nossa era. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo. Veja alguns motivos para beber mais água e refresque-se!

FACILITA A DIGESTÃO: A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

COMBATE O INCHAÇO: Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

REDUZ INFECÇÕES: Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

REGULA A TEMPERATURA: Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

TURBINA A PERFORMANCE: O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

DESINTOXICA E PREVINE CELULITE: Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

AJUDA A EMAGRECER: Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

MELHORA A ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES: Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

Imgtxt:
  Comentários: 1 | ENVIE SEU COMENTÁRIO »
Carlos diz:
20/06/2011 20:14:41

Durante 1 semana, fiz o teste de beber 2 litros de água por dia... Realmente, mas realmente mesmo, me senti melhor. Pena que não consegui manter a rotina, por minha correria aqui, mas espero em breve retornar. Eu acredito que somos os agentes efetivos de nossa vida e sempre teremos o que plantamos (ou bebemos). Minha prioridade agora é retomar o cuidar bem de mim !
  « Voltar - Publicado por Heloisa Esteves